“Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.” 1Sm 8.4-5
No dia 15 de novembro comemorou-se a Proclamação da República em nosso país. O Brasil deixa a monarquia para ser república. "Havia insatisfação entre os militares com salários e com a carreira, além de eles exigirem o direito de manifestar suas posições políticas (algo que tinha sido proibido pela monarquia). Havia também descontentamento entre elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia. Grupos na sociedade começavam a exigir maior participação pela via eleitoral. A questão abolicionista também somou forças ao movimento republicano. Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil." (Historiador Daniel Neves Silva, UEG).
Isso não foi diferente com o povo de Israel quando houve a transição dos juízes para os reis. O povo estava preocupado com algumas questões: a velhice de Samuel, a corrupção dos filhos de Samuel e o olhar para outras nações.
Já havia uma profecia e uma declaração de Deus, por meio de Moisés, que a nação seria governada por reis, mas o povo de Israel não quis esperar e apressou processo rejeitando o reinado de Deus (Dt 17.14-20; 1Sm 8.7).
Assim como o povo de Deus teve reis bons e ruins, nós hoje temos presidentes bons e ruins. Vivemos bem ou sofremos dependendo das decisões tomadas pelo nosso governante, e os preceitos bíblicos quanto aos nossos líderes continuam valendo até hoje, seja monarquia, seja república (Rm 13.1-7; 1Pe 2.13-17; 1Tm 2.1-2).
Sendo assim, como você tem se posicionado diante dos líderes da nação? Com xingamentos e postagens duras, ou com oração, jejum e submissão à Palavra?
Oremos pelos nossos líderes para que possamos ter vida tranquila e mansa (1Tm 2.2). Se Pedro conseguiu instruir a igreja para se sujeitar a instituição humana no tempo de Nero, um dos piores imperadores de Roma (1Pe 2.13), por que não conseguimos também?