“e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.”
Lc 8.2-3
No dia 11/11, próxima terça-feira, no calendário da IPB, comemora-se o Dia Nacional da SAF, Sociedade Auxiliadora Feminina. Nossas irmãs desempenharam e continuam desempenhando um papel importante na igreja de Cristo.
As mulheres foram importantes para o ministério de Cristo (Lc 8.1-3), para o ministério de Paulo (Rm 16.1-6,12; Fp 4.2-3), para o ministério de Pedro (At 9.36-42).
As mulheres, como auxiliadoras, contribuem, não de maneira autônoma para a obra de Deus, mas amparadas pela família de sangue e pela família da fé.
A 1ª Igreja Presbiteriana foi organizada em 1859 no Rio de Janeiro e a 1ª SAF surgiu em 1884, na igreja do Recife/PE. Desde então, as mulheres, em várias igrejas espalhadas pelo Brasil tem investido suas vidas para o avanço do reino de Deus e cada cidade e estado.
Através de seus departamentos internos, A SAF tem usado seus dons e talentos para auxílio da igreja local, apoio aos missionários, e edificação pessoal por meio das reuniões de oração e estudos bíblicos.
Jovens, mães e avós têm sido exemplos de vida cristã e compromisso com a causa de Cristo. Cuidando do lar, da família, da casa, e ajudando a fortalecer os trabalhos da igreja local.
Em tempos de feminismo, a SAF tem mostrado que não se trata de machismo ou feminismo, mas de submissão ao grande Senhor e cabeça da igreja, Cristo Jesus. É na submissão, amor e obediência a Ele, nosso Salvador e Senhor, que a SAF se mantém firme até hoje, não deixando que os modismos da cultura ou da sociedade venham conduzir suas ações no meio da igreja, mas seguindo os preceitos da Palavra de Deus. Parabéns SAF! Que o Senhor sustente esta sociedade!