A Igreja Presbiteriana Betel, organizada em 13 de junho de 1998, tem uma história que, mesmo não ocupando longo período, é digna de registro para que aqueles que dela tomarem conhecimento venham a exaltar e engrandecer o nome do nosso Deus eterno, na Pessoa de Jesus, nosso Redentor e Senhor da Igreja.
Fazendo parte da Igreja Presbiteriana do Brasil temos em nossa cidade a Igreja Presbiteriana do Jardim Augusta, a qual veio a passar por uma fase de surpreendentes mudanças em vários aspectos, o que levou alguns servos de Deus presbíteros, membros daquele Conselho, a concluir, depois de muita oração, que deveriam, para o bem da igreja e deles próprios, deixar aquela comunidade que ao longo dos anos lhes fora tão querida.
Bem conscientes de tão séria e responsável decisão solicitaram daquele Conselho que enviasse ao Presbitério Vale do Paraíba o pedido para organizar um novo trabalho Presbiteriano em nossa cidade. Dos nove presbíteros membros do Conselho da referida igreja, seis deles saíram com suas respectivas famílias para a formação da Congregação solicitada. Com esses irmãos, sem que houvesse manifestação ou convites, vários outros membros da igreja sentiram o mesmo desejo, e assim, com um só propósito, corajosamente e num ato de fé compraram um terreno com edícula nos fundos localizado à Rua Agostinho Benedetti, 503, Vila Industrial, em nossa cidade de São José dos Campos para, em nome do Senhor Jesus, ter a almejada e necessária Congregação.
Os irmãos com grande alegria e animação, já usando as modestas instalações da propriedade adquirida para cultos, escolas dominicais e demais reuniões, providenciaram algumas ampliações e modificações nas construções, limpeza do terreno e pinturas, de modo que o local pudesse ser reconhecido como casa de Deus, fazendo assim jus ao nome que recebeu – Congregação Presbiteriana Betel.

Foi com emoção que recebemos no dia 28/12/1996 a presença da Comissão designada pelo Presbitério Vale do Paraíba para organizar oficialmente a Congregação e eleger assim sua Mesa Administrativa. A comissão era composta dos irmãos: Rev. Miguel Orlando de Freitas, Rev. Hugo Brizola, Rev. Maciel Vaz Rodrigues, Presb. Isaias Durante e Presb. Paulo Ferrer Moreno. A mesa eleita ficou assim constituída: Presidente: Presb. Luiz Antônio de Faria e Silva; 1º Secretário: Presb. Nivaldo José Robles Godoi; 2º Secretário: Presb. Célio Dias e Tesoureira: Cleide Aparecida Amaral e Silva. Foi designado Pastor responsável pelo novo trabalho o Rev. Hugo Brizola. Nasce assim aos 28/12/1996 com 67 membros comungantes e 16 membros menores, a Congregação Presbiteriana Betel e, com esperanças e promessas de sua organização em igreja nos meados do ano de 1997.
Com o abençoado andamento dos trabalhos e seu visível progresso, foi encaminhado o pedido para sua organização em igreja, pois preenchia sobejamente todas as exigências da Constituição de Igreja Presbiteriana do Brasil.
No dia 23 de agosto de 1997 a Congregação, com uma alegria indizível, recebeu o Presbitério Vale do Paraíba em reunião extraordinária para decidir quanto à sua organização em igreja. Depois de quase um dia inteiro de trabalhos e argumentos o Presbitério, alegando alguns inconvenientes, decidiu pela não organização da Congregação Betel em Igreja.
Mas o Senhor Deus continuava presente e providenciando tudo para o futuro, e num gesto de amor cristão, amizade e compreensão fomos acolhidos por alguns meses como membros da Igreja Presbiteriana de Cachoeira Paulista, amparados pelo seu pastor, Rev. Ronaldo Augusto de Luces Fortes.
Quando tudo parecia estar se normalizando, recebemos a notícia de que o Conselho desta amada igreja recebe ordem de seu Presbitério (PMVP) para revogar toda sua decisão de nos receber como seus membros e Congregação.
No início do mês de janeiro de 1998, já com a presença do Rev. João Wesley Boechat em nosso meio, conscientes das dificuldades e grandes barreiras que estivemos enfrentando, intensificamos nossas orações para que Deus abrisse a porta de uma igreja para nos filiarmos. E foi que aconteceu.
A Igreja Presbiteriana de Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro, atendeu o n osso pedido. No dia 31/05 o Presidente daquele Conselho, Rev. Edilson Rodrigues Nogueira e o Secretário, Presb. Mário Hilário Carvalho, com a aprovação informal e orientação da direção de seu Presbitério, Presbitério Sul Fluminense, estiveram conosco e, num ato muito solene e espiritual, os membros de nossa Congregação fizeram publicamente a sua reafirmação de fé, respondendo as perguntas constitucionais do Manual de Culto da nossa denominação, sendo assim recebidos como membros daquela igreja.
O Conselho da Igreja Presbiteriana de Barra Mansa ratificou os nomes dos membros da mesa Administrativa da Congregação para que dessem continuidade aos trabalhos como vinham fazendo desde o seu nascimento. São eles: Presidente: Presb. Luiz Antônio de Faria e Silva; Vice-presidente: Presb. Célio Dias; 1º Secretário: Presb . Nivaldo José Robles Godoi; 2º Secretário: Presb. Odair Reges e Tesoureira: Cleide Aparecia Amaral e Silva.
Aquele Conselho enviou documento ao seu Presbitério Sul Fluminense dando ciência de todos os fatos e solicitando a organização da Congregação em Igreja. Em reunião extraordinária, no dia 06/06 o referido Presbitério recebe da Mesa Administrativa da Congregação Betel os relatórios dos trabalhos, que, depois de verificados e aprovados, por unanimidade, decide nomear uma comissão da qual fez parte a direção da Congregação para providenciar sua organização em igreja. Também naquela ocasião foi recebido por transferência do Presbitério Metropolitano de Belo Horizonte para o Presbitério Sul Fluminense o Rev. João Wesley Boechat.
Assim, no memorável dia 13 de junho de 1998, às 17h00, sob a direção da Comissão nomeada pelo Presbitério Sul Fluminense, Rev. Edilson Rodrigues Nogueira, Presb. Mário Hilário Carvalho, e Mesa Administrativa da Congregação e obedecendo rigorosamente todos os preceitos da Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, contando com 116 membros comungantes e 45 membros menores, declara-se organizada a Igreja Presbiteriana Betel, empossando como seu primeiro Pastor Evangelista o Rev. João Wesley Boechat.
Foi feita nesta ocasião a eleição de 05 Presbíteros: Ary Pacheco dos Santos, Célio Dias, Luiz Antônio de Faria e Silva, Nivaldo José Robles Godoi e Odair Reges, formando assim o primeiro Conselho de nossa igreja, e 10 Diáconos: Adnir Paula Sousa, Ariel de Souza, Audacir Soares da Cruz, Isaias Ribeiro da Luz, José Álvaro Ferreira, José Hélio da Silva, Mário Henrique Pereira Botão, Samuel de Oliveira, Tarcísio de Melo Moura e Valmi Balmant, sendo esta a primeira Junta Diaconal.
Ao longo de sua história a Igreja sempre foi abençoada por Deus, através dos pastores que serviram ao Senhor e a igreja. Nosso primeiro pastor foi o saudoso Rev. Hugo Brizola, que nos pastoreou quando a Igreja era uma congregação presbiterial. Tivemos ainda os pastores Rev. Ronaldo Augusto de Luces Fortes e Rev.Edilson Rodrigues Nogueira, pessoas a quem temos grande apreço, pois nos momentos mais difíceis que passamos no inicio dos trabalhos, eles estenderam suas mãos amigas numa demonstração de grande amor pela igreja. Contamos também com a colaboração dos queridos pastores Rev. Márcio Silva Pinto e Rev. André Carreiro Nogueira e do caríssimo Rev. Paulo Correia Arantes, que foi nosso pastor por dois anos seguidos.
Além dos pastores citados, a Igreja Betel também teve a colaboração dos evangelistas Daniel José Paulino e Luiz Leite Gonçalves.
“Grandes cousas tem feito o Senhor por nós e por isso estamos alegres”. Sl. 126.3
A IGREJA HOJE
A Igreja Presbiteriana Betel conta hoje com dois pastores que cuidam do rebanho com zelo, amor e temor do Senhor, sendo eles: Rev. Ápio C.M. Kogake Martins – Pastor Titular, e Rev. Agnaldo José Mendes - Pastor Aulixiar.
A SEDE, localizada à Rua Agostinho Benedetti, 503, Vila Industrial, tem como pastor o Rev. Ápio C. M. Kogake Martins e conta com os seguintes trabalhos regulares:
Domingo:
• 09h00 - Culto Matutino
• 09:30 - Escola Dominical
• 19:00 - Culto Vespertino
Quarta-feira:
• 19h30 - Culto de Estudo Bíblico
Quinta-feira:
• 07h00 - Hora de Oração
• 19h00 - Hora de Oração

Na área do louvor musical a Igreja tem um grupo de jovens atuantes no louvor, solistas e músicos que tocam diversos instrumentos musicais.

Além dos trabalhos na Sede, a Igreja Presbiteriana Betel vem desenvolvendo o seguinte trabalho:

- CONGREGAÇÃO DE ALTOS DE SANTANA, sito à Avenida Pico das Agulhas Negras, número 1.670, Bairro Altos de Santana em São José dos Campos, tendo como dirigente o Licenc. Dionísio A. Balmant Jr. com os seguintes trabalhos regulares:
Domingo:
• 09:00 - Culto Matutino
• 09:30 - Escola Dominical
• 19:00 - Culto Vespertino
Quarta-feira:
• 19h30 – Culto de Estudo Bíblico


Visão

Buscar a glória de Deus por meio da adoração, evangelização, comunhão, ação social e crescimento espiritual de seus membros.

Valores

Soberania de Deus; Supremacia da Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática; 5 Solas; Sacerdócio Universal dos Cristãos; Confissão de fé de Westminster e seus Catecismos como fiéis exposições das Sagradas Escrituras; Manual Presbiteriano.

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem