
“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória”. 1Pe 5.1-4
No 1º domingo de agosto a IPB comemora o dia do Presbítero. Estes homens eleitos pela igreja e que zelam pelos interesses dela, são representantes imediatos do povo.
Art. 50 da CI/IPB diz: O Presbítero Regente é o representante imediato do povo, por este eleito e ordenado pelo Conselho, para, juntamente com o pastor, exercer o governo e a disciplina e zelar pelos interesses da igreja a que pertencer, bem como pelos de toda a comunidade, quando para isso eleito ou designado.
O presbítero é aquele que tem a capacidade de presidir, é um líder, é um membro do concílio, um gerenciador. Apesar do termo também se referir a um ancião, de idade, o que mais se destaca na figura do presbítero é seu papel de liderança.
Nesta passagem, Pedro, o apóstolo, se colocou como “presbítero como eles”. Ainda que um presbítero não seja um apóstolo, o contrário é possível, pois os apóstolos também deveriam cuidar do povo de Deus. Pedro roga aos presbíteros que pastoreiem o rebanho de Deus, que cuidem das ovelhas e em seguida dá as diretrizes de como deve ser este pastoreio: sem constrangimento, espontaneamente, sem ganancia, de boa vontade, sem dominar.
Os presbíteros também deveriam se tornar modelos do rebanho. E então, aqueles que assim fizerem, receberão do Supremo Pastor, Jesus, a imarcescível coroa de glória, a recompensa por ter desempenhado o ofício segundo a vontade de Deus.
Esta deve ser nossa oração pelos presbíteros. Que eles pastoreiem segundo a instrução bíblica. Que eles sejam modelos do rebanho. Que eles sejam recompensados por Cristo naquele grande dia.