"Na verdade, as minhas forças estão exaustas; tu, ó Deus, destruíste a minha família toda..” Jó 16.7
Quando Deus nos dá uma família ficamos felizes, mas e quando Deus tira a família de nós? O que fazemos?
Depois que Jó recebeu a notícia da perda de seus bens e filhos disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR (Jó 1.21).
Sabemos que foi Satanás quem tirou tudo de Jó, mas isso só aconteceu com a permissão do Senhor.
Neste verso (16.7), Jó diz que Deus destruiu sua família toda e ele se refere não só aos filhos, mas a seus servos e escravos que também eram contados como parte da família. É uma acusação que talvez alguns teriam temor de proferir, mas para Jó é Deus quem dá e é Deus quem tira. Não podemos nos esquecer que estas palavras foram ditas com muita dor na alma.
Apesar de Jó ser homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desvia do mal (Jó 1.1; 1.8; 2.3), isso não fez com que sua vida fosse livre de sofrimento. Ele perdeu sua família, mas não perdeu sua fé.
Quando Jó tem uma experiência mais profunda com Deus (Jó 42.5-6), ele entende que falou de coisas que não entendia (Jó 42.3) e se arrepende (42.6). É neste momento que Jó tem sua família restaurada (Jó 42.12-17).
Meu querido irmão, passamos por perdas significativas quando se trata de membros da família, Jacó teve depressão quando seus filhos mentiram dizendo que José havia morrido (Gn 37.34-35). Não é fácil perder a família, mas Deus nos consola em meio a dor e restaura nossa família de maneira maravilhosa e graciosa. Perder o pai, a mãe e filhos é doloroso, e Deus sabe disso, por isso Ele mesmo providencia por sua graça e misericórdia uma família nova. Ele restaura nosso lar, nossa vida, pois sabe da importância da família para nosso coração. Foi Ele mesmo quem criou a família. Tem sofrido com as perdas? Creia que Deus restaura todas as coisas.