
“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus. Ef 2.19
Depois que entrou o pecado no mundo não existem pessoas perfeitas, sem falhas. Todos somos pecadores e necessitamos da graça de Deus. Neste sentido, podemos concluir que não há famílias perfeitas. Todos temos problemas dentro do lar, na família. Pai, mãe e filhos, fora os parentes, fazem com que problemas dos mais variados e de intensidades variadas aconteçam.
A igreja de Éfeso precisou receber a carta de Paulo, pois um dos problemas era a dificuldade de convívio entre judeus e gentios. E quanto mais pessoas se convertiam ao evangelho, mais estrangeiros começavam a fazer parte da família de Deus.
Paulo traz 3 ensinos neste texto com respeito à igreja: 1 - pessoas que abraçam a fé evangélica deixam de ser o que eram, estrangeiros e peregrinos; 2 – pessoas que abraçam a fé evangélica se tornam concidadãos, ou seja, eles passam a ter a mesma cidadania que os outros que já estavam inseridos; 3 – pessoas que abraçam a fé evangélica passam a ser parte da família de Deus;
Este princípio pode ser aplicado em nossas famílias também. Não são poucos os casos em que o pai ou a mãe não aceitam o genro ou a nora como parte da família. Um casal com filhos quando adota uma criança, as vezes ela não é aceita pelos filhos legítimos.
Deus é eternamente sábio em suas obras que ao criar a família criou uma conexão muito mais profunda que o pecado, muitas vezes, tenta quebrar. O noivo e a noiva quando se casam começam a fazer parte da família um do outro. É uma nova família que nasce, mas conectada a outras duas, de modo que o genro, a nora ou o filho adotivo deixam de ser estrangeiros e passam a ser concidadãos, passar a ser da família.
Em meio aos conflitos familiares, ninguém é perfeito, então aceite outro imperfeito como parte da família. Somos todos parte de uma grande família, a que Deus está purificando e transformando todos os dias. Somos da família de Deus. Um dia não éramos e Deus nos trouxe para sua família, então imite o Senhor e aceite o novo membro da família.