
No dia 12 de agosto, comemoramos o Dia do Presbiterianismo Nacional, lembrando a chegada do Rev. Ashbel Green Simonton ao Rio de Janeiro nesse mesmo dia em 1859. Nascido na Pensilvânia, Estados Unidos, cresceu em um lar evangélico-presbiteriano. Influenciado pelo "Segundo Grande Despertar" americano ingressou no Seminário de Princeton em 1855 para se tornar ministro do Evangelho. Nos primeiros meses de estudo, foi movido pela pregação do Dr. Charles Hodge sobre a "necessidade absoluta de instruir os pagãos antes de poder esperar qualquer sucesso na propagação do Evangelho".
Em 25 de novembro de 1858, Ashbel enviou uma proposta à Junta de Missões Estrangeiras de sua denominação mencionando o Brasil como campo de interesse. Mesmo indo sozinho, demonstrou confiança na direção de Deus, como registrado em seu diário:
"A mão da Providência evidentemente pode ser vista nisto. A Ti, ó Deus, confio meus caminhos na certeza de que Tu dirigirás meus passos retamente."
Em 1859, Simonton finaliza seus estudos e é ordenado ao Sagrado Ministério. Em 18 de junho do mesmo ano embarca no navio "Banshee" rumo ao Rio de Janeiro.
Apesar da dificuldade da língua, Simonton se esforçou e conseguiu vencer as barreiras culturais, depois de alguns anos já conseguia pregar fluentemente em português e iniciou uma Escola Bíblica Dominical. Em 12 de janeiro de 1862, organizou a primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, celebrando a Ceia do Senhor.
"Assim foi a nossa organização em igreja de Jesus Cristo no Brasil. Foi uma ocasião de alegria e prazer. Muito antes que minha pequena fé esperava, Deus permitiu-nos ver a colheita dos primeiros frutos de nossa missão."
Em sua última participação no Presbitério do Rio de Janeiro, antes de falecer devido à malária, o pastor americano pregou um sermão intitulado "Os meios necessários e próprios para plantar o reino de Jesus Cristo no Brasil", fazendo uma reflexão de que para que o Evangelho seja difundido em nosso país, é necessário que os crentes sejam testemunhas do mesmo.
Que o Senhor nos capacite a continuar a obra de propagação do evangelho pelo Brasil!