
“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! ” Gn 22.1
Quantas provas você já teve em sua vida? Mas será que todas elas foram direcionadas a você? Será que não foi para seu marido ou esposa, para seus filhos, para seus pais, para seus amigos íntimos e porque você sofreu junto com eles entendeu que a prova era sua?
Em Gênesis 22.1-19 vemos a prova de Deus para Abraão, sacrificar Isaque. Porém, o texto inicia dizendo que esta prova veio “depois dessas coisas”. Que coisas?
O capítulo 21 de Gênesis nos mostra três momentos da vida de Abraão, que se não prestarmos atenção, podemos até dizer que foram provas para ele, porém de maneira indireta. Dos versos de 1 a 7 vemos o nascimento de Isaque. Ainda que Abraão fosse o envolvido, a prova era para Sara, uma senhora de 91 anos (Gn 17.17) dando à luz um filho. Abraão foi provado a confiar que Sara seria aprovada no corpo envelhecido. Dos versos de 8 a 21 lemos Agar e Ismael sendo desafiados, provados. Abraão sofreu (Gn 21.11-12), mas o maior sofrimento foi o deserto e a falta de recursos para mãe e filho. Na aflição, Deus ouviu e os ajudou (Gn 21.17). Agar e Ismael foram provados e aprovados com o auxílio de Deus. Dos versos de 22 a 34, ainda que Abraão estivesse com problemas por causa dos poços (Gn 21.25), a prova foi para Abimeleque ter que confiar que Abraão não estava mentindo (Gn 21.23; cf. 20.9-10; 12.18-19). A prova particular para Abraão viria agora, depois dessas coisas.
Tiago nos diz para ter por motivo de toda alegria ao passar por várias provações (Tg 1.2). É claro que em nenhuma delas Abraão ficou contente, feliz da vida. Não é disso que se trata. Mas a alegria vem com a aprovação (Tg 1.3-4). A prova em si é desafiadora, não é fácil, mas é na prova que aprendemos a confiar em Deus e a exercitar a fé.
Quem tem fé, sempre terá provas, e a grande alegria que temos é que aqueles que receberam a fé (Ef 2.8), nunca estarão sozinhos na prova. Deus dá as provas e nos ajuda em cada uma delas. Então se prepare, depois dessas coisas, outra prova virá para nosso aperfeiçoamento.