
"Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo".Judas 1.1
Você foi chamado por Deus, mas para quê? Para ir a algum lugar, para fazer algo? Do que se trata o chamado de Deus?
A mensagem principal da carta é a necessidade de os cristãos estarem sempre alertas contra aqueles que espalham ensinamentos e doutrinas falsas (v.4-16). O autor é Judas, “irmão de Tiago”. Com certeza trata-se do irmão de Jesus (Mc 6.3). Não é possível dizer quando esta Carta foi escrita; O autor não diz onde estava quando escreveu a Carta. Os destinatários são todos os cristãos.
Uma igreja chamada (v.1) - A Palavra de Deus nos fala sobre dois chamados, um geral e outro específico; um externo e outro interno; um dirigido aos ouvidos e o outro ao coração. Todos aqueles a quem Deus conhece de antemão e predestina, a esses também chama (Rm 8.29,30). O chamado de Deus é eficaz, pois as ovelhas de Cristo ouvem a sua voz e o seguem (Jo 10.27).
Todos que são chamados por Deus fazem parte da igreja verdadeira e ela sabe porque foi chamada. Aquele que está na igreja, mas não sabe porque faz parte dela, talvez ainda não entendeu seu chamado. Deus não nos chamou para sentar nos bancos, para somente festejar, para vivermos somente em nossas programações domésticas. Deus nos chamou para mostrar ao mundo a luz de Cristo. Deus não chamou anjos, mas homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças.
Irmão, qual a relevância da carta de Judas? Nesta geração, com sua rebeldia e negação de Deus (e de Cristo) e com sua “nova moralidade” (que é a antiga moralidade de Sodoma revivida), nada podia ser mais relevante para os nossos tempos. “Enquanto as pessoas necessitarem de admoestações severas por causa das suas práticas, a epístola de Judas permanecerá relevante”. Mais uma vez ela deverá se tornar “a cruz flamejante para despertar as igrejas” a uma ação vigorosa contra a ostensiva apostasia atual.
Irmão, lembre-se das palavras bíblicas escrita pelos homens inspirados por Deus (v.17), guarde-se no amor de Deus (v.21), compadeça dos que ainda estão na dúvida (v.22) e salve-os (v.23). Precisamos batalhar diligentemente pela fé (v.3).
A igreja que entende seu chamado, cumpre o chamado!