Sl 56.4-7
No texto anterior, em 03/09 comentamos dos versos 1 a 3 em que o salmista nos ensina a não temer nas situações da vida e não temer quando estas situações gerarem medo.
Seguindo, os versos de 4 a 7 observamos que não precisamos ter medo de homens iguais a nós.
V.4, 10-11 – QUANDO CONFIO NO DEUS QUE É POR MIM, NINGUÉM PODE FAZER NADA CONTRA MIM (no cântico estes versos são o estribilho)
Versos 4,10 e 11 – Estes versos formam um estribilho de um cântico, uma repetição como feita em vários cânticos, mas uma repetição que reforça sua confiança e fé no Deus do seu louvor e porque sua fé está em Deus e não precisa temer nada nesta terra, neste mundo. Como as palavras de Paulo em Romanos 8.31, Davi também chega ao mesmo entendimento: Se Deus está com ele, quem pode ser contra ele? Um mortal (v.4)? Um homem (v.11)? Ninguém! Nem mesmo Aquis, rei dos filisteus!
Você já teve medo de pessoas? Quantas vezes ouvimos jovens no trabalho dizerem que tem medo do que seus patrões podem fazer, ou filhos com medo do que os pais podem fazer. Alguns tem medo de coisas, mas a maioria dos casos de medo não é de coisas ou animais, mas de pessoas. Se você crê que Deus está com você não há porque temer outro ser humano.
V. 5-7 – OS HOMENS SÃO CONTRA MIM... MAS DEUS É POR MIM
Versos 5-6 – Davi demonstra que não tem uma vida fácil, e que suas lutas não são em momentos pontuais, mas “todo dia...”. Ele está vivendo um período de dificuldades grandes, várias situações são descritas:
Torcem as minhas palavras – falso testemunho, falam o que eu não disse;
Pensam contra mim para o mal – maquinam, planejam contra mim;
Ajuntam-se – não é uma só pessoa, mas um grupo;
Escondem-se – o que fazem, fazem escondido para que eu não veja ou descubra;
Espionam – ficam me vigiando para ver o que faço, para me pegar em algum vacilo;
Verso 7 – Davi faz um pedido a Deus, como fez no salmo 59, que aja na vida deles, interfira na história dos inimigos.
Às vezes as lutas em nossa vida não são aleatórias, um dia está tudo bem no outro está difícil, mas existem períodos constantes, como Davi, de lutas todos os dias. Mesmo assim, Davi não vacila em suas orações a Deus e sua vida com ele. E você? Como você fica quando o tempo das suas lutas e dificuldades parecem não ter fim? Sua confiança, sua fé em Deus diminui? Você para de orar, de buscar, de ir na igreja? Você consegue detalhar para Deus o que está acontecendo? Por exemplo: “Deus, hoje alguém falou mal de mim”; “Deus, hoje alguém tentou me enganar no troco da padaria”; “Deus, hoje alguém me xingou no trânsito sem eu ter feito nada para receber isso”;
Somos acometidos de várias situações adversas a nossa vontade “todos os dias”, em algumas situações não somos nós os causadores, mas outras pessoas que querem o nosso mal, ou simplesmente porque preferem que aconteça conosco do que com elas mesmas (antes com ela do que comigo, dizem), mas se Deus está conosco, ninguém pode nos fazer mal, nem mesmo o diabo. Então porque não cultivar a presença de Deus ao nosso lado todos os dias? Se com Deus do nosso lado já sofremos o mal das pessoas contra nós, imagina sem Deus!
Confie em Deus a todo momento e Ele estará com você, mesmo que parentes, vizinhos e colegas se levantem contra ti, ninguém poderá lhe fazer mal.