Categoria: Artigos
Data: 08/10/2023
“Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”Mc 10.15
     Nesta semana costuma-se comemorar no dia 12/10, o dia das crianças! Durante o ano, primeiramente foram as mães, depois os pais e agora, os pequenos.
     Neste verso, Jesus aproveita uma situação em que os discípulos estavam repreendendo (provavelmente alguns pais) por trazerem crianças para serem tocadas por Jesus (v.13), para adverti-los a não agirem assim. Jesus estava indignado com a atitude dos discípulos (v.14).
     Jesus diz que o reino de Deus deve ser recebido como uma criança para que se possa entrar nele. Então como se recebe uma criança? “Era algo muito natural que as mães judias quisessem que seus filhos fossem abençoados por um rabino importante e renomado. Levavam-nos diante de um personagem assim especialmente no primeiro aniversário do menino. Assim foi como levaram os meninos a Jesus no dia ao qual se refere este relato”. (W. Barclay).
     “Receber o reino de Deus como uma pequena criança significa aceitá-lo com simplicidade e confiança genuína, bem como com humildade despretensiosa”.
(W. Hendriksen).
     Há uma história que nos ajuda a entender o que Jesus nos ensina: As barras de ouro estavam empilhadas na vitrine. Um cartaz dizia: “Pegue uma”. Durante todo o dia as pessoas passavam por lá e comentavam:      “Este indivíduo está tentando me fazer de bobo”. A noite chegou, e o proprietário estava pronto para remover o que estava na vitrine. Mas, um pouco antes de ele fazer isso, um garoto que passava pela calçada leu o cartaz e, calmamente, sem a menor hesitação, pegou uma!
     O reino de Deus é oferecido todos os dias pela mensagem do evangelho e, assim como uma criança aceitaria um presente humildemente sem nada perguntar, assim deveríamos recebe-lo, mas ao invés de agirmos como uma criança, queremos descobrir quem é o maior no reino (Mc 9.33-37), somos intolerantes (Mc 9.38-41), causamos mais tropeços do que evitamos (Mc 9.42-48), queremos herdar o reino com as obras da lei, em vez de simplesmente seguir Jesus (Mc 10.17-22).


Autor: Rev. Agnaldo José Mendes   |   Visualizações: 1259 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário